O uso das tecnologias na Educação tem alguns objetivos, conforme
visão de cada Instituição. Ressalto alguns deles, os quais acredito ser
pertinentes:
- Desmistificar o uso do computador e integrá-lo de maneira
natural, de forma que cada aluno desenvolva habilidades específicas que cada
software educativo ou aplicativo propõe.
- Levar o aluno a entrar em contato com a área de informática,
através de seus múltiplos aspectos, de maneira objetiva, ordenada e positiva,
preparando-o para uma sociedade em transformação;
- Promover a aprendizagem do aluno, principalmente no sentido da
individualização do ensino, respeitando o ritmo de cada um;
- Permitir que cada aluno se desenvolva de modo gradual,
conforme seu interesse na manipulação do
software utilizado;
- Permitir que o aluno descubra os aspectos técnicos e éticos a
fim de melhor explorar e aproveitar os vários recursos que a Internet
disponibiliza;
- Servir de veículo de
integração entre os diversos campos de conhecimento, trabalhando a
interdisciplinaridade.
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Rede social para professores disponibiliza 300 mil planos de
aula
TES (sigla em inglês para Times Educational Suplement) é uma
plataforma digital de compartilhamento de conteúdos feitos por professores para
professores.
Com mais de 1,8 milhão de membros, distribuídos em 197
países, a ferramenta tem disponível mais de 300 mil planos de aula. Em quatro
anos de existência, consolidou-se como a maior rede social de docentes do
mundo.
De acordo com o editor do TES, Gerard Kelly, o aumento no
número de usuários ocorreu de forma espontânea. A vocação para compartilhar
conhecimentos tem motivado professores de outros países, além da Inglaterra, a
utilizarem os arquivos hospedados pelo site.
Atualmente, os Estados Unidos ocupam o segundo lugar no
número de usuários, seguido de Canadá, Austrália, Espanha e Índia. Isso se
deve, segundo Kelly, ao fato do site estar inteiramente em Inglês. No Brasil,
cerca de 50 mil professores já fazem parte da rede.
Como funciona
Uma equipe de especialistas em diferentes áreas do
conhecimento é responsável por triar o material postado pelos professores.
Kelly afirma que quando é detectado algum arquivo com direitos autorais, ele é
automaticamente eliminado. Caso contrário, tudo pode ser usado e remixado por
outros professores.
A página possui ainda um banco de vagas de emprego na área
da educação, com oportunidades em diferentes países. Fóruns de discussão, onde
os professores podem discutir ideias e ranquear os melhores materiais,
completam a proposta.
Para fazer parte da rede, basta cadastrar-se e criar um
perfil de usuário. Todo o serviço é gratuito.
Fonte: Portal Aprendiz
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Universidades dos EUA lançam cursos gratuitos na web
Cinco universidades de prestígio dos Estados Unidos criarão cursos online gratuitos para
estudantes em todo o mundo através de uma nova plataforma de ensino interativo,
chamada Coursera.
O Coursera vai oferecer mais de 30 cursos universitários no ano que vem através do seu
site, www.coursera.org, sobre assuntos que vão desde mitologia grega a
neurologia, de cálculo a poesia americana contemporânea. As aulas serão
projetadas e ministradas por professores de Stanford, Princeton, Universidade
da Califórnia em Berkeley, Universidade da Pensilvânia e Universidade de
Michigan.
Os dois fundadores, professores de ciência da computação da
Universidade de Stanford, também anunciaram que receberam US$ 16 milhões em
financiamento de duas empresas de investimento do Vale do Silício.
O Coursera se junta a uma série de projetos online
ambiciosos que visam tornar o ensino superior mais acessível e barato. Muitos
desses empreendimentos, no entanto, simplesmente publicam palestras inteiras na
web, sem nenhum componente interativo. Outros se esforçam para criar novas
universidades do zero.
Os fundadores Daphne Koller e Andrew Ng afirmam que o
Coursera será diferente, pois os professores de escolas de prestígio vão
ensinar usando o nome de sua universidade e vão adaptar os seus cursos mais
populares para a web, incorporando tarefas e exames a aulas em vídeo,
respondendo a perguntas dos alunos em fóruns online – e até mesmo, talvez,
trabalhando por meio de videoconferência.
Testes de múltipla escolha e de respostas curtas serão
avaliados via computador. O Coursera em breve apresentará um sistema de
classificação para avaliar trabalhos mais complexos, tais como ensaios ou
algoritmos.
Os estudantes não receberão créditos da faculdade. Mas o
Coursera pode oferecer “certificados de conclusão” ou transcrições mediante
pagamento de uma taxa. Uma empresa também pode tentar lucrar conectando
empregadores com alunos que tenham demonstrado aptidão em uma determinada área,
disse uma porta-voz.
As universidades participantes esperam se beneficiar
aumentando a sua reputação no exterior, conectando-se com ex-alunos distantes
e, quem sabe, trazendo doações de alunos online agradecidos.
Fonte: Terra
Jogos online ajudam no aprendizado básico de português e
matemática
Programas foram criados por pesquisadores da Unesp, UFSCar e
USP.
Professores e alunos podem usar ferramentas gratuitas na
internet.
Três universidades da região desenvolveram programas na
internet que ajudam professores e alunos de todas as idades aprender duas
matérias importantes e complicadas: matemática e português.
A ferramenta Ludo Primeiros Passos, desenvolvida por
pesquisadores da Unesp em parceria com a Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar), auxilia os professores no processo de alfabetização dos alunos, entre
5 e 8 anos.
O jogo simples faz com que as crianças aprendam as primeiras
palavras do português, ligando figuras e palavras e completando com letras e
sílabas. “A gente tem vários jogos voltados para todos as idades. Também pode
ser usado na inclusão digital de adultos”, disse o pesquisador Rener Baffa da
Silva.
Ao todo, são cinco níveis de dificuldade. À medida que a
criança vai acertando, passa de nível. o jogo faz parte do portal
ludoeducajogos.com.br, que em dois anos já teve mais de um milhão de acessos.
“Nós estamos indo até as escolas e as escolas estão vindo à universidade. Os
professores estão participando ativamente dos nossos jogos”, explicou o
coordenador do Instituto de Nanotecnologia da UFSCar e da Unesp, Elson Longo.
Vários pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP)
também têm desenvolvido aplicativos para ajudar no ensino da matemática, a mais
temida das matérias. “Fazemos o primeiro bimestre com matemática básica mesmo,
recapitulando os ensinamentos do ensino fundamental, pois isso pode piorar e
dificultar a física”, afirmou o professor de Matemática e Física Guilherme
Mourão Broca.
As ferramentas virtuais do site www.matematica.br/igeom
mostra as várias operações matemáticas de maneira bem didática. “A computação é
um ambiente muito livre e que tem muitos recursos, permitindo a abordagem de um
tema de várias maneiras diferentes. Como cada criança tem um jeito diferente de
lidar com a matemática, seria até mais fácil você ter uma diversidade maior”,
disse o estudante de ciência da computação João Paulo Tannus de Souza.
Também é possível montar simulados personalizados com vários
exercícios para testar o desempenho dos estudantes, o que é um bom instrumento
no preparo para os vestibulares. “Primeiro o aluno pode fazer os exercícios, o
sistema vai identificar quais são as dificuldades e vai preparar um plano de
estudo para ele”, destacou o professor do curso de Computação da USP São Carlos
Seiji Isotani.
Fonte: G1
http://canaldoensino.com.br/blog/jogos-online-ajudam-no-aprendizado-basico-de-portugues-e-matematica
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